Salamandra gigante pode ter dominado lagos e rios do período Triássico

0
131

Uma salamandra do tamanho de um carro pequeno pode ter dominado os antigos lagos há cerca de 220 a 230 milhões de anos. Os animais, que também possuíam cabeça no formato da tampa de uma privada, podem ter sido devastados com uma seca que atingiu seu habitat natural.

Uma equipe internacional de cientistas encontrou uma série de ossos e crânios do antigo anfíbio em um local que antigamente abrigava um rio, no sul de Portugal. O animal foi nomeado como Metoposaurus algervensis.

“A maioria dos anfíbios modernos são pequenos e indefesos. No entanto, no período Triássico, esses predadores gigantes podem ter transformado os rios e lagos em ambientes muito perigosos”, disse Richard Butler, da Universidade de Birmingham, que foi coautor do estudo.

Assim como outros seus parentes próximos, o anfíbio gigante possuía crânio avantajado e achatado, com centenas de dentes afiados. De acordo com o coautor do estudo Steve Brusatte, quando sua mandíbula abria, sua cabeça se assemelhava a uma tampa de privada.

Seus pequenos braços e pernas indicam que o animal não era capaz de se mover muito fora da água, e deveria passar praticamente todo seu tempo submerso.

De acordo com os pesquisadores, o fato dos animais terem morrido juntos, a ossada de muitas espécimes foi conversada. “Nós temos um local onde muitos desses animais morreram e foram preservados juntos”, disse Brusatte ao portal americano ‘LiveScience’. “Então, basicamente, este é um cemitério em massa”.

O animal viveu no tempo em que o supercontinente da Pangeia estava começando a se “quebrar”, criando uma série de fendas que alocavam rios e lagos, onde as salamandras gigantes devem ter vivido.

Esses animais provavelmente morreram no final do período Triássico, cerca de 201 milhões de anos atrás. A extinção em massa de uma série de animais gigantes da época abriu espaço para a ascensão dos dinossauros.

Um estudo sobre o animal foi detalhado no Journal of Vertebrate Paleontology. [LiveScience]

Responder