Segurar o xixi por muito tempo realmente faz mal?

0
269

O cotidiano do mundo moderno obriga os seres humanos a passar por cima de uma série de tarefas que seriam cruciais. Em certas ocasiões, até mesmo a ida ao banheiro acaba sendo procrastinada. Mas isso pode ser muito perigoso, principalmente para as mulheres. De acordo com o urologista Benjamin Brucker, professor no NYU Langone Medical Center, a prática de ‘segurar o xixi’ pode ser um facilitador para o desenvolvimento de problemas no trato urinário. Em entrevista ao portal ‘WomensHealthMag.com’, Benjamin explicou o motivo pelo qual não é saudável fazer esforço para não urinar.

segurar o xixi
Segurar o xixi pode causar problemas no trato urinário, mas de acordo com especialista, não há motivo para pânico. / Foto: Reprodução da Internet

Por quanto tempo podemos segurar o xixi?

De acordo com o especialista, não há como estimular um ‘tempo máximo’ que podemos ficar sem ir ao banheiro, e tudo depende de uma série de fatores, como o estado de hidratação do corpo, o consumo de líquidos e a capacidade funcional da bexiga. Benjamin lamentou o fato de haver pouco estudo a respeito do assunto, e por isso diz que é muito difícil falar em um tempo exato.

Mas isso não quer dizer que você precisa correr para o banheiro no primeiro momento em que sentir vontade. De acordo com o urologista, não é saudável esperar que a bexiga chegue a doer para ir até o banheiro, mas também não há nada de errado em aguardar um pouco por um momento mais propício (caso haja necessidade). Ou seja, o melhor é encontrar um momento entre a sensação de precisar urinar e as dores provocadas pelo adiamento da ida ao banheiro.

O que acontece se você segurar o xixi por muito tempo?

Benjamin afirma que não existe uma complicação específica que você pode adquirir ao segurar o xixi. No entanto, é de conhecimento médico que esse tipo de prática facilita a formação de problemas no trato urinário – como infecções, por exemplo.

Enfim, não é necessário nenhum tipo de pânico imediato ao sentir o primeiro sinal de que você precisa ir ao banheiro. Mas também é necessário usar o bom senso, e deixar para segurar o xixi apenas quando realmente for necessário.

Responder