Será que frutas podem crescer em folhas?

0
249

Butcher’s Broom ou Ruscus aculeatus, é um arbusto de crescimento lento, ereto, com caules e folhas muito rígidas, que terminam em uma espinha afiada. Do centro das folhas crescem pequenas flores branco-esverdeadas que florescem no início da primavera e se desenvolvem em frutos vermelhos no outono. Os pequenos frutos vermelhos são ligados diretamente às folhas por uma haste curta, fazendo dela uma planta com um visual muito estranho.

No entanto, esta planta não está quebrando todas as regras do reino vegetal, porque o que parece ser folhas são realmente caules modificados chamados cladódios, que foram achatados  não somente para parecer como as folhas, mas ter a mesma função também.

Será que frutas podem crescer em folhas?

Foto: Gil Costa/Flickr

A Butcher’s broom é amplamente distribuída, do Irã para o Mediterrâneo e ao sul dos Estados Unidos. Elas têm sido usadas por mais de 2.000 anos como laxante e diurético e para tratar várias doenças, tais como hemorroidas, varizes, coceira e inchaço. Os rebentos da planta também são comidos como os de aspargos. Os galhos duros já foram agrupados e usado por açougueiros para manter suas tábuas de corte limpo, a partir de onde veio seu nome comum em inglês: Butcher’s broom. Ela também é conhecida por outros nomes, tais como “Knee Holly”, por ser da altura do joelho “, Jew’s Myrtle”, por seu uso durante a Festa dos Tabernáculos, “Sweet Broom” e “Pettigree”, embora o seu significado não seja claro.

Extratos de butcher’s broom têm sido utilizado ao longo dos tempos, mas o uso medicinal da planta não se tornou comum até o século passado. Uma investigação na década de 1950 indicou que ela poderia induzir a constrição das veias, por isso ela ainda é amplamente utlizada para tratar certas doenças do aparelho circulatório. Ela também contém um alcaloide que inibe a passagem de íons de sódio através da membrana celular e, assim, é uma substância anti-arrítmica eficaz.

Butcher’s broom também é amplamente plantada em jardins e seus frutos usados como enfeites.

 

 

Será que frutas podem crescer em folhas?

Foto: www.herbco.com

ruscus-aculeatus-3

Foto: stories.rbge.org.uk

ruscus-aculeatus-4

Foto: herbier.sesa-aude.fr

ruscus-aculeatus-6

Foto: Franz Xaver/Wikimedia

ruscus-aculeatus-7

Foto: Hans Hillewaert/Flickr

ruscus-aculeatus-8

Foto: Katya/Flickr

Fontes: Drugs.com / Botanical.com / Plant World Seeds via mantisshrimp.wordpress.com

Responder