Seus dentes podem prever um ataque cardíaco

0
132

As infecções orais que destroem os dentes estão ligadas a um aumento do risco de doenças cardíacas, segundo um estudo americano.

Os pesquisadores dizem doenças orais que causam inflamação, incluindo cáries e doenças da gengiva, como a gengivite e periodontite, estão associadas a um maior risco de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral.

“Dada a alta prevalência de infecções orais, qualquer risco que contribui para doenças cardiovasculares futuras é importante para a saúde pública”, diz Thomas Van Dyke, do Instituto Forsyth.

Uma alta dose de um medicamento para baixar o colesterol comumente prescrito, a atorvastatina, parte do grupo de estatinas, previne a inflamação periodontal e cardiovascular e inverte a doença existente.

“A maioria das doenças e condições de envelhecimento, incluindo a obesidade e diabetes tipo 2, tem um componente inflamatório importante que pode ser agravado pela presença de periodontite”, diz Van Dyke. “A periodontite não é apenas uma doença dental, e não deve ser ignorada, pois é um fator de risco modificável”.

O artigo de revisão, publicado na revista Trends in Endocrinology and Metabolism, resume a mais recente evidência clínica que apoia uma ligação entre infecções bucais e doenças cardíacas. [ScienceAlert]

Responder