Suplementos de testosterona podem não ser tão eficientes para a libido

0
136

A testosterona pode não revolucionar a vida sexual dos homens da maneira como era esperado. Homens de mais idade com níveis baixos de testosterona não experimentaram melhoras na libido depois de tomar suplementos com o hormônio, mostra um novo estudo, que envolveu 300 homens com idades a partir de 60 anos.

Enquanto 150 participantes receberam suplementos de testosterona diariamente, a outra metade recebeu placebos, como um grupo de controle. Os níveis de testosterona dos homens no começo do estudo era um pouco maior que 300 nanogramas por decilitro (em média), o que é considerado um nível baixo para a maioria dos homens.

Três anos depois, os pesquisadores encontraram que não havia diferenças entre os dois grupos no que diz respeito a desejo sexual, função erétil e intimidade com a parceira. Alguns homens que estavam recebendo o hormônio apresentaram maior satisfação com as relações sexuais, mas os efeitos foram pequenos e podem ter sido ocasiados pelo acaso, dizem os pesquisadores.

A urologista Elizabeth Kavaler, no Hospital Lenox Hill, em Nova Iorque, disse que os suplementos de testosterona podem beneficiar aqueles homens que possuem níveis ainda menores do que os do estudo (entre 150 e 300 nanogramas por decilitro). Mas além disso, ela constata, “os suplementos não irão ajudar”. Elizabeth não esteve envolvida no estudo. “Dar testosterona a um homem não significa estar lhe dando a fonte de juventude”, continuou.

O foco principal do estudo, no entanto, não era apenas o desempenho sexual dos participantes – o que poderia diminuir os resultados. Eles também se preocuparam em analisar a relação entre os níveis de testosterona, os suplementos, e o risco de aterosclerose. No entanto, nenhuma ligação relevante foi encontrada.

O estudo, conduzido por pesquisadores da Escola Médica de Harvard foi publicado em 11 de agosto no ‘Journal of the American Medical Association’. [LiveScience]

Responder