Terremoto no Nepal movimenta Monte Everest em 3 centímetros

0
149

A energia liberada por um terremoto de magnitude 7.8 no Nepal em 25 de abril, moveu o Monte Everest em aproximadamente três centímetros para o sudoeste durante o tremor, de acordo com o China Daily, que citou um novo relatório da Administração Nacional de Topografia, Cartografia e Geoinformação da China.

A mudança representou um pequeno retrocesso da montanha, que estava “rastejando” cerca de 4cm por ano para o nordeste, informou a agência. A montanha também cresce cerca de 0,3cm a cada ano. Este movimento é causado pela lenta colisão das placas tectônicas da Índia e da Eurásia, que empurram a superfície para cima.

Entretanto, o portal americano ‘LiveScience’ relatou que o movimento do Everest durante o terremoto foi muito pequeno comparado às mudanças nas regiões em torno de Kathmandu, capital do Nepal, durante o tremor.

Perto de Kathmandu, os tremores levantaram o solo em cerca de 1 metro, de acordo com datas preliminares do satélite radar Europe’s Sentinel-1A. O dano do terremoto cobriu mais de 14 mil km². Mais de 8 mil pessoas morreram.

Uma réplica de magnitude 7.3 atingiu a região no dia 12 de maio, provocando deslizamentos e matando dezenas de pessoas. A réplica não moveu o Everest, de acordo com a agência de mapeamento da China. Centenas de réplicas menores continuaram a atingir a região, de acordo com a USGS. [LiveScience]

Responder