Veja como transformar seu celular em um microscópio

0
150

Quer ter um microscópio, mas falta grana? Nem tudo está perdido. É possível criar um microscópio caseiro com seu smartphone, uma lente e alguns materiais simples que podem ser encontrados em qualquer depósito de construção. Com o procedimento que vamos ensinar abaixo, é possível conseguir ampliações de até 175 vezes, além de poder usar a própria câmera do aparelho. O processo pode ser feito por qualquer pessoa, demanda cerca de 20 minutos e tudo o que você irá gastar (contando que já tenha o smartphone) são apenas 30 reais, em média.

O que é necessário:

3 parafusos de 4 ½” x 5/16”
9 porcas de 5/16”
2 porcas de orelhas de 5/16” (porca “borboleta”)
5 arruelas de 5/16”
1 plataforma de madeira para a base de 2 cm x 18 cm x 18 cm
1 plataforma de acrílico para o celular de 0,3 cm x 18 cm x 18 cm
1 plataforma de acrílico para os objetos de 0,3 cm x 7,6 cm x 18 cm
1 lente de laser de caneta
Lanterna ou LED
Broca para perfurar
Régua

Mãos à obra:

1- Desmonte o laser e pegue sua lente

Primeiramente, você vai precisar de um laser daqueles em forma de caneta, que podem ser encontrados em qualquer loja de R$ 1,99. Desmonte o aparelho completamente, separando apenas sua lente. Você pode usar um lápis e um alicate para retirar as peças do laser.

2- Marque a plataforma de madeira

Com a plataforma de madeira em mãos, marque 2cm da borda de cima e 2cm da borda lateral para marcar um ponto de cada lado onde as retas se encontram. Na parte inferior, marque um ponto bem no meio da plataforma, também a 2cm da borda.

3- Alinhamento da estrutura

Tenha em mãos as duas plataformas transparentes de acrílico. Uma servirá para segurar o celular e a outra para os objetos que serão observados no microscópio. Empilhe a plataforma que segurará a câmera exatamente sobre a plataforma de madeira, tomando cuidado para alinhar perfeitamente as pontas. Depois, coloque a plataforma que irá sustentar os objetos sobre tudo, a deixando 2cm a frente das demais. Isso ajudará na etapa seguinte.

4- Hora de perfurar

Como as duas plataformas superiores são transparentes, você pode usar a marcação feita na madeira para furar a parte superior das 3 de uma só vez. Feito isso, no centro da parte superior da plataforma de acrílico que irá suportar o celular, perfure um pequeno compartimento para a lente retirada do laser, distante 2cm da borda superior. Você deve encaixá-la no buraco. Feito isso, faça um buraco maior na parte superior da madeira, mas mais raso, para encaixar a lanterna (o tamanho vai depender do que você irá utilizar como lanterna). Vale ressaltar que a fonte de luz deve estar alinhada com a lente, que por sua vez deve estar alinhada com a câmera.

5- Parafuse

Encaixe os parafusos em cada um dos 3 buracos na madeira, e os fixe com as porcas e arruelas. Depois, encaixe as porcas de orelha e mais arrumadas nos dois parafusos da parte superior. Então, coloque a plataforma que irá sustentar os objetos, deixando um pouco distante da base. Encaixe mais uma porca em cada um dos 3 parafusos, e, em seguida, encaixe a plataforma transparente que irá sustentar o celular.

6- Ora de testar

Coloque um objeto qualquer na plataforma do meio e alinhe a câmera do celular com as lentes até focar. Caso queira melhorar o equipamento, é possível combinar duas lentes do laser para obter um zoom de até 325 vezes. [Galileu, YouTube]

Responder