[VÍDEO] Assim seria o impacto de um asteroide gigante na Terra

0
201

Muitas rochas espaciais caem no planeta a todo instante, e muitos astrofotógrafos os registram como belas chuvas de meteoros. Geralmente, essas rochas são pequenas demais, e são incineradas na atmosfera antes de chegar à superfície. Portanto, dificilmente causam estragos.

Mas a atmosfera não é capaz de reter rochas espaciais gigantes. Filmes apocalípticos retratando quedas de asteroides gigantes não são raros, mas provavelmente essa famosa simulação produzida pelo Discovery Channel é superior e mais realista que todos eles.

O vídeo mostra o que aconteceria caso uma rocha espacial de 500 quilômetros de diâmetro caísse no Oceano Pacífico, próximo ao Japão. O impacto arrancaria aproximadamente 10 quilômetros da crosta terrestre e, em pouco tempo, se espalharia por toda a Terra. A onda de choque destrutiva viajaria em todas as direções na velocidade do som, destruindo e matando absolutamente tudo o que está sobre a superfície. Em seguida, uma tempestade de foto engole o planeta, e vaporiza tudo o pouco que sobrou.

O resultado, apesar de destrutivo, é espetacular.

Responder