Vídeo espetacular de um tubarão branco atacando um robô

0
159

Em um conto maravilhosamente irônico, um robô submarino projetado para documentar o comportamento de alimentação do tubarão grande branco foi espetacularmente atacado por esses peixes, possibilitando aos cientistas as primeiras observações de comportamento predatório abaixo da superfície para a espécie.

É claro que há vários vídeos incríveis de grandes ataques de tubarão branco por aí – uma breve pesquisa no YouTube lhe trará diveros. Mas os cientistas queriam saber mais sobre o que se passa abaixo das ondas, algo que estudos anteriores têm negligenciado. É aí que a Woods Hole Oceanographic Institution REMUS SharkCam entra; um veículo submarino autônomo (AUV) criado por volta de 2013 e testado no largo da costa da Ilha de Guadalupe do México.

Durante alguns episódios de predação, o animal, muitas vezes se esconde em águas profundas abaixo da câmera antes de vir para cima em um ataque surpresa. A partir desses dados, a equipe chegou à conclusão de que os tubarões brancos nesta área provavelmente exploram as águas cristalinas para procurar presas das profundezas, permitindo-lhes permanecer ocultos e em seguida, emboscam por baixo, aumentando a probabilidade de sucesso do ataque. Você pode ler mais sobre os resultados da equipe no Journal of Fish Biology.

Embora fascinante, o trabalho ainda não acabou: REMUS já está de volta. A equipe também está pensando em usar um modelo atualizado que pode ir mais fundo em missões futuras, esperando nos dar ainda mais informações sobre o comportamento predatório deste magnífico animal.

Responder