Você é uma pessoa sapiosexual?

0
147

Na hora da paquera, seja pessoalmente ou por mídias sociais como Facebook ou Badoo, e até aplicativos como Tinder ou Hornet, conhecer a pessoa antes de pensar em um segundo passo é fundamental. O que te atrai majoritariamente? A aparência, a personalidade, interesses em comum ou a inteligência? Se você optou pela última opção, você  sim, é sapiosexual. Derivado da palavra “Sapien”, de sábio e “sexual”, pessoas sapiosexuais são indivíduos que se sentem atraídos pelo conhecimento do parceiro e não pela beleza.

Um estudo norte-americano que pode ser visto aqui reforça as definições dessa segmentação da atração do ser humano pelo próximo, que depende de cada pessoa, vivência, o que ela procura no momento e o nível de descarga de neuroquímicos como a dopamina (motivação), noradrenalina (adrenalina) e serotonina (humor). No caso da sapiosexualidade, o que estimula é o interior da pessoa, a disposição dela de ter experiência em várias áreas, principalmente as em comum, a facilidade de abordar diversos assuntos e contexto, assim como seu modo de atuação em diversa situações, garantindo uma sensação de segurança, confiança e prazer. A partir disso, desenvolvemos o mapa mental que qualifica essa pessoa para liberar sentimentos como a paixão e desejo. Isso pode ser equivalente a quem gosta de um indivíduo por dinheiro, qualidades do órgão reprodutor, status ou beleza.

Segundo o Psiconlinews, o termo pende mais para o lado feminino, que observa mais a desenvoltura intelectual do parceiro, sendo que os homens tem outros critérios a mais do que as mulheres. Eles reforçam a posição de as mulheres terem a preferência de alguém bem sucedido socialmente e profissionalmente, que fará ambos crescerem juntos, cada um com suas conquistas. Você, leitor, prefere especialmente alguém mais inteligente, com bagagem cultural mais avançada, ou não? Lembrando que existem outras nomenclaturas para pessoas que gostam da beleza como metrosexuais, ou que gostam de habilidades com tecnologia como os tecnosexuais.

Responder