Você NÃO boceja por precisar de oxigênio

0
230

Um dos assuntos mais misteriosos do nosso funcionamento é o bocejo. Existem muitas teorias a respeito desse reflexo, e a típica resposta à pergunta “Por que bocejamos?” é que nosso cérebro precisa de oxigênio extra, e que estamos muito cansados. Entretanto, uma série de artigos sobre o assunto indicam que isso não é bem verdade.

De fato, o bocejo afeta o cérebro, mas o que importa não é o “bônus” de oxigênio que ele nos proporciona. Quando você boceja, você está inspirando mais que oxigênio – está inspirando ar, que está mais frio que a temperatura do seu corpo. Esse ar flui pelo sistema respiratório, e refrigera seu cérebro. Assim sendo, o bocejo é, essencialmente, um sistema de refrigeração para sua cabeça.

Existem inúmeras teorias sobre o assunto, mas essa é a única que passou por uma série de experiências minuciosas, diz o ‘Knowledge Nuts’, citando artigos da ‘BBC’ e ‘National Geographic’.

O fato é que quando você boceja, os seios da sua face flexionam, possibilitando a passagem de ar para as cavidades da cabeça. A teoria foi baseada em pesquisas conduzidas em ratos. Pesquisadores monitoraram a temperatura do cérebro dos animais ao mesmo que monitoravam quando eles bocejavam – e descobriram que o reflexo ajudava a diminuir a temperatura quando essa sofria um aumento além do normal.

Mas e por que bocejamos quando vemos alguém bocejando?

As pesquisas sugerem que, quando vemos alguém bocejamos, percebemos que, por algum motivo, nós precisamos que nossa cabeça esteja em pleno funcionamento – seja por conta da presença de perigo ou de alguma situação que demande plena atenção. Entretanto, não é cientificamente comprovado que uma pessoa boceja ao ver outra fazendo o mesmo. Apenas metade da população humano parece fazer isso. [KnowledgeNuts]

Responder