Você sabia que você pesa menos no equador do planeta?

0
151

Por incrível que pareça, você experimentaria menos gravidade no equador da Terra. A atração gravitacional de um objeto em outro objeto depende das massas de ambos os objetos e sua distância mútua.

A Terra tem uma protuberância no equador criada pela rotação do planeta e a tendência de um corpo em movimento continuar em linha reta. (Às vezes isso é enganosamente chamado de “força centrífuga”, mas é na verdade apenas as leis do movimento de Newton.) O estepe do planeta cria um campo gravitacional desigual.

Enquanto você fica em uma região equatorial do planeta, você está mais longe de seu centro (e portanto da região onde possui mais massa) do que nas regiões polares, por isso a Terra exerce menos força em você. Mas não pare sua dieta e mude para o norte do Brasil ou para o deserto do Saara: um objeto no equador pesa apenas 0,5% menos do que nos pólos.

Como curiosidade extra, se uma pessoa pesa 68 quilos na Terra, ela teria 159 quilos em Júpiter, 26 quilos em Marte e menos de 9 quilos em Plutão. Vale frisar que massa é diferente de peso. A massa da pessoa permaneceria a mesma em qualquer lugar do universo, mas o peso é representado pela equação P = M.G (peso = massa x gravidade), por isso a diferença. Enquanto o peso depende da atração que um corpo exerce sobre o outro, que é dada pela aceleração da gravidade, a massa é a quantidade de matéria presente em um corpo. [LiveScience]

Responder